10 dezembro 2005

 

PALESTRAS PÚBLICAS 2006

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) tem vindo a oferecer palestras públicas mensais sobre temas de Astronomia e Astrofísica. Proferidas por especialistas de reconhecido mérito e muito procuradas pelo público, estas palestras, oferecidas desde 1995, têm constituído um local de encontro e discussão de ideias, de grande presença no panorama cultural da cidade de Lisboa e não só... (através de emissão pela Internet, em directo).

Contudo, esta e outras iniciativas do OAL só têm sido possíveis graças a um enorme esforço por parte da Direcção e dos funcionários do OAL, em número largamente insuficiente para a quantidade e qualidade das actividades oferecidas ao público. Este esforço tem incluído também o desgaste de resistir a tentativas de invasão e utilização das instalações do OAL, com flagrante abuso das competências da Direcção do OAL por parte de grupos e projectos na área do clima, que nada têm a ver com a vocação do OAL. Assim, não tendo sido possível adequar os meios disponíveis às acções até agora oferecidas pelo OAL em condições de grande esforço, face a um desgaste adicional provocado pela agressividade da invasão acima referida, e perante a perspectiva da aposentação de mais dois dos últimos três funcionários (auxiliares e adminstrativos) do OAL, não resta à Direcção do OAL outra alternativa que a forte redução da quantidade e variedade de serviços e iniciativas oferecidas pelo OAL. Assim, lamentamos informar que o OAL não tem meios materiais e humanos, e sobretudo não tem condições de tranquilidade, para poder continuar a oferecer, durante 2006, este espaço de excelência de troca de ideias que foram até agora as palestras mensais do OAL.

Comments:
Não deixa de ser curioso que, num altura em que tanto se fala de alargamento da cultura científica à população portuguesa, nitidamente deficitária nesse campo, numa latura em que se fala tanto das faculdades term de competir pelos alunos, o que implica gerirem uma imagem perante a populaçõa, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa venha anular um dos seus melhores meios de ocmunicação com a população. Dá vontade de utilizar a sabedoria popular e dizer que foram as simpatias e os almoços de amigos que levaram o clima ao OAL. Mas isso implicaria assumir que não existe uma visão de futuro na gestão das instituições, que tudo é visto a curto prazo e sob a lógica das costas que se esfregam mutuamente. E eu não me atreveria a dizer isso.
 
Desculpem as gralhas, foi escrito demasiado depressa.
 
Não podemos ficar impávidos perante o desaparecimento progressivo de uma das instituições com mais história na Astronomia em Portugal, e mais potencial no futuro...
Sugerem-se iniciativas...uma petição online seria uma hipótese...todas as pessoas que possuam blogs, também neles podem expôr a sua opinião, criando assim uma rede de opinião contra este facto preocupante...brevemente escreverei sobre este assunto no meu
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?