14 outubro 2005

 

Encerramento de Serviços oferecidos pelo OAL

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) passa por tempos difíceis. Nos últimos anos, a Direcção do OAL tem efectuado um grande esforço para oferecer e dinamizar um excelente leque de actividades para o público em geral e as escolas em particular. Em resultado disso, o OAL é agora reconhecido pela população portuguesa como uma instituição de referência, onde as pessoas se dirigem para um conjunto importante de actividades ou serviços.

O sucesso conseguido, em condições de grande carência de recursos humanos e materiais, não é contudo reconhecido pelo Conselho Directivo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) que deseja impôr certas decisões ao OAL, as quais põem em risco o funcionamento regular das actividades oferecidas ao público. Este procedimento não tem em conta o artigo 5º do Regulamento do OAL. É também lesivo dos próprios interesses da FCUL, dado esta se arriscar a perder muito da boa imagem entretanto conseguida através das actividades e serviços do OAL. A ser concretizado, a população portuguesa verá o Observatório ASTRONÓMICO de Lisboa ser convertido num centro de investigação do clima, e perderá o acesso aos planetas, às estrelas, às galáxias e ao Universo que tanto aprecia.

Dado essas decisões não terem a concordância da Direcção do OAL, o público afectado fica assim informado de quem são os responsáveis pelo provável encerramento de vários serviços e actividades
com que já se tinha habituado a poder contar.

Se é utente dos serviços do OAL ou frequenta algumas das suas actividades, ou beneficiou directa ou indirectamente delas, e deseja poder continuar a fazê-lo, faça ouvir a sua voz junto dos responsáveis. Ajudará assim a salvar algo valioso, porventura único no panorama cultural português.

Comments:

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?