08 julho 2005

 

O valor do conhecimento...

Terminou há dias mais uma edição do curso de Introdução à Astronomia do Observatório Astronómico de Lisboa, para adultos, em horário pós-laboral. A afluência a este curso bateu todas as expectativas. Apesar de termos oferecido este curso já por mais de uma dúzia de vezes ao longo dos últimos anos, a quantidade e qualidade desta turma de particpantes foi impressionante.

A atestar a universalidade da Astronomia, os vinte e um estudantes deste curso tinham idades dos 15 aos 60 anos, e profissões tão variadas como estudante, professor, médico, piloto, engenheiro, jornalista, técnicos administrativos, etc, com grande equilíbrio numérico entre os dois sexos.

Deliciados com este curso, os participantes só lamentavam não haver mais!

Esta atitude pro-activa a favor do conhecimento, da cultura científica, de querer saber mais prova bem que nunca é tarde para aprendermos. Não pude deixar de lhes dar os meus mais encarecidos parabéns por esta atitude e relembrar-lhes que esta atitude de investimento em si próprios, na actividade das suas células cinzentas, terá no mínimo um retorno importantíssimo: a promessa de que se manterão jovens, lúcidos, de espírito jovem, e mente clara e funcional.

Em Portugal, tal como noutros países, a ânsia pelo conhecimento é grande.
Em Portugal, ao contrário de outros países, a oferta de conhecimento é ainda muito reduzida.

Porque será que em Portugal as universidades continuam a não oferecer cursos para adultos e para jovens da 3ª idade...?!

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?