07 março 2006

 

Depois ainda me perguntam porque é que me demito...!

Há dias, a Direcção do OAL contactou a EDP para mandar retirar uns contadores velhos que se tornaram obsoletos após as obras agora efectuadas. Pois, sabiam que recebemos uma reprimenda do Sr. Chefe da Divisão Financeira e Patrimonial da FCUL dizendo que não podemos fazer isso directamente?!!! Que temos de pedir autorização ao Presidente do Conselho Directivo da FCUL?!!!

Sem comentários...

O pior é que esta até é das coisas menores... Se fossem só estas...

É caso para voltar a perguntar: para que serve a Direcção do OAL? Sendo um trabalho não-remunerado, se lhe retiram toda a dignidade, desta e das outras formas bem piores, haverá que recordar que o trabalho escravo já não existe em Portugal... Ou será que existe...?!

01 março 2006

 

Adeus...!

Ao fim de três anos e meio como Director do OAL (e de sete anos e meio a "reconstruir" e a reabilitar o OAL), chegou a altura de abandonar a Direcção desta casa. Durante este tempo, sem qualquer remuneração, pus de lado o trabalho científico pessoal para poder dedicar-me 100% a trabalhar para o desenvolvimento justo e harmonioso da Astronomia e Astrofísica na Universidade de Lisboa. Apesar de todo o sucesso nas iniciativas e gestão do OAL durante este período, claramente reconhecido pelo público em geral e por instituições, professores e estudantes em particular, abandono a Direcção do OAL com uma profunda desilusão pela forma como funcionam os meios universitários, com a sua submissão à influência dos mais velhos e alegadamente mais poderosos, em vez de serem lugares de pessoas mais esclarecidas e livres que a sociedade julga serem. Assim, após mais de vinte anos de grande dedicação à instituição onde trabalho (a FCUL), é com tristeza que sou forçado a manifestar a minha indisponibilidade para continuar o enorme esforço que tenho feito a favor do progresso e desenvolvimento justo e humano desta instituição.

Para que progridam e se desenvolvam, são as instituições que precisam das pessoas. Só quando os critérios principais a ter em conta forem o mérito e o trabalho realizado pelas pessoas e não a sua idade ou o seu poder, só nessa altura poderão as universidades portuguesas libertarem-se do jugo do passado, feito de hierarquias ocas que as condenam a um atraso gritante.

Nos momentos difíceis, a contemplação da Beleza do nosso Universo pode ajudar ao restabelecimento do equilíbrio e bem-estar interiores. E a Astronomia é o "lugar" certo para isso. Quando contemplamos o céu estrelado, tantos mundos distantes, tantas interrogações a alimentar o espírito humano, e que pequena que é a nossa terra, a nossa Terra e a mesquinhez de alguns actos humanos!
Na despedida de todas as minhas responsabilidades no OAL (a acontecer brevemente), quero agradecer a todos os que colaboraram entusiasticamente no trabalho que desenvolvi.

A esperança de melhores tempos, de uma melhor sociedade, está nas gerações jovens e é para elas que vale a pena trabalharmos. Vamos a isso...!

João Lin Yun

This page is powered by Blogger. Isn't yours?