26 outubro 2005

 

Agradecimentos

Na sequência do texto anterior, o Observatório Astronómico de Lisboa agradece as muitas manifestações de preocupação, entretanto recebidas do público, perante a eventual impossibilidade de darmos continuidade às iniciativas que, com tanto gosto, temos vindo a oferecer ao público.
A Direcção do OAL garante que tudo fará para que não tenhamos que encerrar os nossos serviços. Dado que isso infelizmente não depende só de nós, se isso acontecer, caberá então ao público, se assim o desejar, intervir junto dos responsáveis pois será ele o maior lesado com essa situação caso ela se venha a concretizar.
Bem hajam todos os amantes desta bela ciência, a Astronomia.

14 outubro 2005

 

Encerramento de Serviços oferecidos pelo OAL

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) passa por tempos difíceis. Nos últimos anos, a Direcção do OAL tem efectuado um grande esforço para oferecer e dinamizar um excelente leque de actividades para o público em geral e as escolas em particular. Em resultado disso, o OAL é agora reconhecido pela população portuguesa como uma instituição de referência, onde as pessoas se dirigem para um conjunto importante de actividades ou serviços.

O sucesso conseguido, em condições de grande carência de recursos humanos e materiais, não é contudo reconhecido pelo Conselho Directivo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) que deseja impôr certas decisões ao OAL, as quais põem em risco o funcionamento regular das actividades oferecidas ao público. Este procedimento não tem em conta o artigo 5º do Regulamento do OAL. É também lesivo dos próprios interesses da FCUL, dado esta se arriscar a perder muito da boa imagem entretanto conseguida através das actividades e serviços do OAL. A ser concretizado, a população portuguesa verá o Observatório ASTRONÓMICO de Lisboa ser convertido num centro de investigação do clima, e perderá o acesso aos planetas, às estrelas, às galáxias e ao Universo que tanto aprecia.

Dado essas decisões não terem a concordância da Direcção do OAL, o público afectado fica assim informado de quem são os responsáveis pelo provável encerramento de vários serviços e actividades
com que já se tinha habituado a poder contar.

Se é utente dos serviços do OAL ou frequenta algumas das suas actividades, ou beneficiou directa ou indirectamente delas, e deseja poder continuar a fazê-lo, faça ouvir a sua voz junto dos responsáveis. Ajudará assim a salvar algo valioso, porventura único no panorama cultural português.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?