06 agosto 2005

 

O "Décimo" Planeta...

Nos últimos tempos, as pessoas foram surpreendidas com notícias de que uma equipa de astrónomos norte-americanos que terão descoberto um décimo planeta... Infelizmente temos neste exemplo mais um caso para ilustrar o tema que já abordei da "honestidade científica". Na realidade, o que foi descoberto foi mais um dos muitos pequenos corpos que fazem parte da chamada cintura de Kuiper, também chamados de objectos trans-neptunianos, por a sua órbita em torno do Sol se fazer para além da órbita de Neptuno. Se o corpo agora descoberto, com o nome de 2003 UB313, fosse considerado um planeta, então haveria não 9, não 10, mas milhares de planetas no nosso sistema solar! Mesmo Plutão, hoje só é considerado um planeta por razões históricas. Plutão, tal como 2003 UB313, é um objecto trans-neptuniano.
O problema é que anunciar que se descobriu "o décimo planeta" do sistema solar vende muito mais do que anunciar que se descobriu mais um (ainda que possivelmente grande) "objecto trans-neptuniano".
Enfim...

A razão pela qual só agora se descobrem estes objectos é que eles são muito pequenos e à distância a que estão, recebem e reflectem muito pouca luz do Sol. São por isso muito muito ténues e só grandes telescópios e excelentes detectores de luz muito fraca conseguem vê-los.

02 agosto 2005

 

"Guerra dos Mundos"


Fui ver o filme "Guerra dos Mundos". Mais um dos muitos filmes que Holywood dedica ao tema do Espaço e neste caso de Vida Extra-Terrestre. O filme está bem feito, cheio de efeitos especiais, embora a história tenha pouco conteúdo. Do ponto de vista astronómico, considera-se bastante natural que haja vida extra-terrestre. O que não significa que haja provas dela, apenas probabilidade não desprezável. Pessoalmente, sempre pensei que os outros seres, caso chegassem até à Terra, seriam mais desenvolvidos que nós e gostava de acreditar que seriam bondosos e não agressivos e destrutivos como no filme. Mas na realidade, olhando para a espécie humana, os mais desenvolvidos tecnologicamente, não são necessariamente os mais evoluídos noutros aspectos...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?